“A minha equipa sabe que tenho sempre a porta aberta”. E tempo para fazer as suas coisas?
Esta é uma frase comum entre gestores de equipas. Estão a dizer aos elementos da sua equipa que estão lá para eles, que podem pedir ajuda.
É excelente para a gestão de equipas, mas quais as consequências para a gestão do seu tempo? Será que os seus colegas precisam da porta aberta sempre, para poderem contactar a qualquer momento? Qual o custo em interrupções? Consegue ter tempo para fazer trabalho que exija foco?
A alternativa é definir uma política de contacto. Defina regras sobre como devem contatá-lo e sobre como irá responder. Isto pode ser um horário para ter a “porta aberta”, ou definir o meio pelo qual deve ser contactado em função do nivel de urgência. Os telefonemas podem estar reservados para situações urgentes, enquanto o sms e o email para as restantes.
Muito importante é gerir a expetativa do tempo da sua resposta e depois cumprir. Garantir que responderá aos emails até final do dia ou que ligará de volta a todos os telefonemas que não atendeu. Assim, quem o contactou sabe que não precisa insistir para obter uma resposta, logo interrompendo menos vezes.