Ao refletir sobre o tema da gestão de tempo, para criar a formação, comecei por encarar como uma escolha do melhor sistema. Fiquei entusiasmado com o que encontrei, fiz formação e adotei-o na minha vida. Tinha resolvido o problema.
Quando ensaiei uma formação, ela foi sobre como implementar o modelo. Estranhamente não fui recebido com o mesmo entusiasmo. Mais, algumas das soluções que o modelo preconizava, eram liminarmente recusadas pelos participantes da formação.
Refletindo acerca desta experiencia, após ter discutido com os participantes acerca das suas circunstâncias e da sua perspetiva sobre o modelo, cheguei a várias conclusões.
O modelo não é o mais importante
As circunstâncias e o contexto definem fortemente as melhores soluções
As características pessoais são igualmente importantes para escolher as melhores opções
Há falta de noção das implicações das várias opções
O melhor modelo de gestão de tempo, deverá ser definido à medida
Assim, decidi criar uma formação dirigida para a tomada de consciência das consequências das várias opções de gestão de tempo. Desta forma, o objetivo é apoiar os participantes a criarem o seu próprio modelo, adaptado ao seu gosto e contexto.