Enquanto fui brocker na Remax assisti a muitas transições de profissionais de outras atividades para a imobiliária. Uma das grandes mudanças que sentiam era deixarem de ter horário de trabalho.
Do ponto de vista da gestão de tempo isto gerava um desafio significativo. Agora eram os próprios que tinham de gerir e definir as regras do tempo. Já não havia ninguém de fora a impor. No inicio isto era sempre encarado como um aspeto muito positivo do trabalho. Mas rapidamente as coisas mudavam.
Encontrei duas abordagens típicas. Os mais conscienciosos definiam o seu horário e seguiam-no disciplinadamente. Os restantes aproveitavam a nova liberdade e respondiam às solicitações que o trabalho impunha. O problema é que no inicio o trabalho exige pouco e o que é necessário é ter iniciativa para procurar mais clientes. Ou seja, assumir a gestão do seu tempo.
Na minha perspetiva, a gestão de tempo tem duas componentes indispensáveis. Monitorizar a utilização do tempo e tomar decisões. Para ambas é indispensável assumir a responsabilidade sobre o processo.